Sobre nós

Em 1998, o Vereador Baiano Filho (José Joaquim de Souza Filho), participou de uma reunião com a Associação de Moradores do Bairro Jardim Paraíso, no Clube de Mães do Bairro. No momento a Comunidade pedia a construção de uma escola para atender a demanda do Bairro e do então recém  criado Bairro Jardim das Nações.  
            Partindo do pedido da comunidade, o Vereador levou o Projeto de criação de uma escola no Bairro Jardim Paraíso. O Então Prefeito Adenir Alves Barbosa encaminhou o Projeto para ser votado na Câmara de Vereadores. O Mesmo foi aprovado e logo após a aprovação, iniciaram-se as construções na área doada pela Colonizadora Sinop no ato da implantação do bairro para infraestrutura pública.
             A Escola foi entregue à comunidade no dia 14 de fevereiro de 2000 por ato cívico e por ato de criação no dia 11 de fevereiro de 2000, com o nome de “Escola Municipal de Pré e Primeiro Grau Jardim Paraíso.”
          A escola iniciou com quase quatrocentos alunos matriculados no primeiro segmento do  Ensino Fundamental, Primeiro Segmento da EJA do Ensino Fundamental no noturno e Pré Escola I e II,  atendendo alunos da Zona Rural, passando a ser escola receptora do transporte escolar em período integral.
            Em 2003 a escola passou a atender as Modalidades de V a VIII  e EJA Primeiro Segmento e ter como extensão as escolas do Assentamento Gleba Mercedes IV e a Extensão Mãe de Deus, a fim de atender a demanda do então Zoneamento Escolar, chegando a quase 1300 alunos.
           Quando a escola foi fundada não era ainda Gestão Democrática e a Secretaria Municipal de Educação mantinha uma Equipe Pedagógica que dava suporte às escolas e mantinha um/a Supervisor/a Pedagógica e Administrativo nas Unidades Escolares para ser a ponte entre a Comunidade e APM’s (Associação de Pais e Mestres) com a Secretaria. A Prefeitura foi a Mantenedora única até formação da Associação de Pais e Mestre e ser cadastrada no Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação e recebeu seu primeiro repasse do Governo Federal no Ano de 2001. Após aprovada a Lei que instituiu o Repasse Municipal com o valor de R$ 1,00 por mês/aluno durante dez meses no ano. Assim as políticas públicas foram sendo implementadas até a vigente data.
           A primeira Supervisora nomeada da escola foi a Professora Deroni Fátima Esprendor, que ficou por quatro meses e depois remanejada para assumir a Supervisão da escola Aleixo Schenatto, assumindo na escola como Supervisora Pedagógica e Administrativo a Professora Angela Maria de Oliveira que ficou até o final do ano de 2000. Em 2001, foi o Professor Valdomiro Machado de Siqueira. Em 2002, a Professora Silvinha Poloniato, até a implantação da Gestão Democrática nas escolas da Rede Municipal de Educação com o cargo de Diretor Escolar das Unidades Educativas na forma da Lei, com  Cargo Eletivo. Até às eleições a Prefeitura realizou formação para professores e nomeou por tempo determinado professores das unidades que fizeram o curso de Gestão Escolar. Em novembro de 2003, a EMEB Jardim Paraíso teve a primeira eleição para Diretor Escolar e passou a ser uma escola com Gestão Democrática, tendo como primeira Diretora eleita a Professora Helena Maria Simionato, permanecendo até dezembro de 2011. Em 2011 a Professora Veridiana Paganotti foi eleita Diretora e permaneceu por dois mandatos. 2012/2013 e 2014/2015. Em 2015 a Professora Nilva Lorini Simioni foi eleita a Diretora para o Biênio de 2016/2017. E agora para o biênio 2018/2019 foi eleito o Diretor Jacob Patriche da Cunha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário