quarta-feira, 17 de abril de 2019

Educação inclusiva SIM!

Nosso professor  Itamar Cabral da Silva trouxe para as suas turmas do 5°,6° e 7° anos uma proposta diferente para a aula de Educação Física.
Após um estudo realizado por ele mesmo, notou-se a necessidade da inserção de atividades promovidas essencialmente para a inclusão. Durante sua pesquisa com os alunos e com a professora de Educação Especial Ivete Terezinha Pappen, o professor começou a mostrar aos alunos sobre como conduzir algum deficiente visual, como abordar ele, e, por fim, passaram para as atividades prática onde os alunos vestiam vendas e eram guiados pelos colegas. “Fizemos um passeio saindo da sala de aula, orientei-os a passar pelo pátio, banheiros, parte externa da quadra, sempre com a pessoa orientando e falando, dando direcionamentos, explicando a forma correta de conduzir a pessoa com deficiência visual”, diz ele. "“Depois começamos fazer atividades com auxílio de guias - barbante, canos -, atividades de marcha, de corrida, de interação, de socialização. Fizemos, inclusive, competições, para mostrar que eles têm potencial”, completa Itamar.  A prof. Ivete diz que a Educação Especial está incluída na BNCC e é adaptada pelos professores de acordo com a realidade da unidade escolar. O professor Itamar alega que alguns alunos chegaram a sentir dificuldades, alguns sentiram náuseas, desequilíbrio, alguns se sentiram totalmente perdidos e entenderam a importância do auxílio ao deficiente visual. Atividade muito legal com uma importância enorme, não acham?!


Um comentário:

  1. Atitudes que parecem simples ,porém de um aprendizado para esses alunos para a vida toda se colocando no lugar do outro.

    ResponderExcluir